quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O´Luis do Freixo



Um homem chega à reforma e pode reformar-se de tudo, até de viver – Bem, e daí, hoje talvez não… Recomecemos:
Um homem chega à reforma e que vai fazer? Depende. Alguns perdem-se, outros ganham nova vida, outros ainda lançam-se a projectos aos quais jamais antes puderam dar alma. Foi o caso do galego O’Luis do Freixo. Há onze anos que se dedica ao Caminho (Português) da Costa, por acreditar que ele poderia voltar a ter alma. Todos os caminhos tiveram alguém quem primeiro os rasgou e passou, neste caso, que o pensou. Conta a história que O’Luis pensou que o Caminho da Costa poderia ser reanimado. Pintou a primeira seta e pouco a pouco foi animando e verificando que outras setas apareciam para ajudar os peregrinos; mais: acreditou que é possível ajudar um peregrino de cadeira de rodas a percorrê-lo!
O’Luis chegou ao Albergue de São João da Cruz dos Caminhos como quem chegou a casa. Veio ver amigos e estudar a possibilidade de no Verão, ou talvez antes, ajudar a subir até Santiago duas peregrinas em cadeira de rodas. Bravo, O’Luis!
E contou histórias. (E por que não haveria ele de contá-las a muitos noutra altura?)
Parte do seu trabalho meritório encontra-se em www.caminador.es. Visite-o, é a melhor informação sobre o Caminho Português da Costa e outros caminhos.
(Obrigado ao peregrino Manuel Rocha por no-lo ter trazido, e por mais uma vez nos ter visitado. Brevemente queremo-lo mais uma vez entre nós. Obrigado)

2 comentários:

  1. Já espliquei Freí Joao, que mí ha mae Carmen, val agradecer muuuuito estas palabras lindas. Demorou bastante em escoitar, coitada, tanto como la quería se Luis para Padre

    ResponderEliminar
  2. Je n’ai pas tout compris car la traduction automatique n’est pas bien.

    Ce que je peux dire, c’est que Luis est quelqu’un de f o r m i d a b l e .

    Je n’oublierai jamais son engagement ainsi que celui de Cristina, sa femme. Ils m’ont fait connaître et aimer le Portugal et la Galicia.

    Sans eux je me serais perdue sur le caminho Portuges en juin 2013 .

    Cristina et Luis sont ma famille galicienne !
    Bisous à Cristina et Luis

    Annechantal

    ResponderEliminar