terça-feira, 9 de outubro de 2012

E tu, peregrino?


 
Creio que esta primeira e última palavra é Amor. Mas sei que não posso descobrir o que é efectivamente o Amor senão decifrando o sinal com que ele se manifestou em plenitude: a cruz de Jesus Cristo, morto e ressuscitado…
Creio que a realidade não se constitui apenas a partir do que ela já é, fruto do acaso e da necessidade, mas que ela deriva da uma outra fonte e que ela é movida por uma força que provém de outro lado. Creio que o nosso ser humano não é feito unicamente de pulsões e de desejos, mas descobre-se como resposta ao chamamento de um Outro…
Creio no valor do trabalho que gera solidariedade, e com o qual o homem concorre para a génese do mundo, e ao mesmo tempo para o seu crescimento. Creio que é na oração, na adoração e no louvor que nós penetramos no coração das coisas…
Creio que o sofrimento é um modo de ser, cuja fecundidade não é em nada inferior à acção. Creio que depois de o homem experimentar a realidade, e experimentar-se a si mesmo, de modo privilegiado… eu creio que Deus estará presente nesta morte como esteve na minha vida. Creio que ele estabeleceu a sua senhoria até ao profundo dos infernos e que não renega na sua eternidade aqueles com os quais, em tempos, ligou-se no Amor.
[René Marlé, Credo (1974)]

Sem comentários:

Enviar um comentário