quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A ostra Marina


 
Era uma vez...
Era uma vez uma ostra marinha. Não era um caracol. Marina era um bicho das profundidades, e como todos da sua raça, tinha procurado a rocha mais funda para se agarrar firmemente. Depois de o ter conseguido, julgou que tinha alcançado o seu destino, que lhe permitiria viver, sem quaisquer problemas, o seu ser de ostra.
Porém, o Senhor havia posto o olhar em Marina. De ora em diante tudo o que suceder na sua vida terá como grande responsável o Senhor. Porque o Senhor Deus, no seu misterioso plano sobre ela, havia decidido que Marina era muitíssimo valiosa.
Ela só tinha desejado ser feliz.
E um dia o Senhor colocou em Marina o Seu grãozinho de areia. Assim mesmo, literalmente: um grãozinho de areia. Tudo se passou durante uma tormenta das profundidades. Daquelas tormentas que quase não produzem ondas à superfície, mas que removem o fundo dos oceanos.
Quando o grão de areia entrou na sua existência, Marina fechou-se violentamente. Era o que sempre fazia quando algo entrava na sua vida. Pois esta é a maneira que as ostras têm de se alimentar. Tudo o que entra na sua vida é apanhado, desintegrado e assimilado. Se isso não for possível é expelido para o exterior como objecto raro e estranho.
Porém, com o grãozinho de areia a ostra Marina não pôde fazer o que sempre fizera. Depressa verificou que aquilo era muito doloroso. Que a feria por dentro! E ao não se desintegrar, magoava-a. Por isso quis expulsar aquele corpo estranho. Mas não o conseguiu.
Foi aqui que começou o drama de Marina. Aquilo que Deus lhe dera pertencia àquela categoria de realidades que não se deixam integrar e que tão pouco se deixam suprimir. O grãozinho era indigesto e impossível de expulsar. Por fim, resolveu esquecê-lo!, mas nem isso pôde. Porque as realidades dolorosas que Deus envia são impossíveis de esquecer ou de ignorar. Estão sempre presentes.
Olhando bem o problema, poderíamos julgar que a Marina não restava outro caminho que o de lutar contra a sua dor, embrulhando-a no pus da sua amargura, gerando um tumor que terminaria por estender-se, envenenando a sua vida e a de todos os que a rodeavam.
Porém, na vida de Marina havia uma qualidade muito bela. Era capaz de produzir substâncias sólidas. Normalmente as ostras ocupam esta qualidade na tarefa de produzir uma carapaça defensiva, rugosa por fora e delicada por dentro. E também podem dedicar-se à fabricação duma pérola. Foi isso que Marina fez. Pouco a pouco, e com o melhor de si mesma, foi rodeando o grãozinho de dor que Deus lhe havia mandado e, à sua volta, gerou o núcleo duma pérola formosíssima.
Já me disseram que habitualmente as ostras não têm pérolas. Que estas só são geradas por aquelas que decidem embrulhar, com o melhor de si mesmas, a dor dum corpo estranho que as feriu.
Muitos anos depois da morte de Marina uns mergulhadores desceram até ao fundo do mar. Quando a retiraram para a praia encontraram nela a formosa pérola da sua vida. Ao vê-la a brilhar com todas as cores do céu e do mar nenhum deles perguntou se Marina tinha sido feliz.
Souberam simplesmente que tinha sido valiosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário